Amar e ser feliz é mais do que um simples desejo: é o propósito essencial de cada ser humano. A obra explora como a prática das virtudes pode ser o caminho para alcançar essa meta. A felicidade vista como a profunda vivência do amor, que brota da prática consciente das virtudes, como a compaixão, o altruísmo e a gratidão.
Compreender o suicídio é uma tarefa complexa. Diversos especialistas do mundo inteiro e das mais diversas áreas têm se debruçado sobre o tema, que desafia a cultura de todos os povos desde o início da humanidade. Os autores - os psiquiatras Marcus Vinicius Zanetti e Rodolfo Damiano e a psicóloga Loren Beiram - trazem ao leitor um pouco de suas experiências na compreensão dos fatores que levam uma pessoa a cometer suicídio e como tratar e prevenir. Um guia prático destinado a todos, especialistas e não especialistas.
A busca pela transformação da educação médica e das práticas em saúde. Neste trabalho, diversos autores se juntam em prol do mesmo objetivo: a humanização da educação médica. Médicos, estudantes, psicólogos, professores universitários e profissionais das áreas de saúde e humanas transmitem seus pontos de vista acerca de problemas inerentes ao ensino universitário tradicional.
Da história do suicídio aos debates jurídicos, éticos e contemporâneos sobre o direito de morrer. Neste livro, diferentes áreas do conhecimento e especialistas se reúnem para dar conta da complexidade do tema, medicina, biologia, filosofia, sociologia, cultura, espiritualidade e psicologia. Compreender o suicídio é reconhecer nossas próprias limitações, admitir que o conhecimento é limitado diante de fatos tão complexos. Mas, ao contrário de medo e afastamento, a obra propõe acolhimento e proximidade.
Os estreitos laços entre espiritualidade, religiosidade e saúde mental. Os médicos Giancarlo Lucchetti, Mario Fernando Prieto e Rodolfo Damiano abordam da pesquisa à prática clínica, de modo acessível para estudantes de graduação, profissionais da área da saúde, médicos, pós-graduandos e pesquisadores.
Estudantes vinculados ao Departamento Acadêmico da Associação Médico-Espírita do Brasil escreveram cartas com dúvidas e questionamentos referentes à prática de cuidar. Nas cartas, organizadas pela médica Marlene Nobre (in memoriam), Bezerra de Menezes responde a temas de ciência, biologia, saúde, espiritismo, escolhas profissionais, prática médica, espiritualidade, dentre outros.